top of page

Em 2010, Pedro Parente foi ganhador do premio de Arte digital das secretarias de cultura do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Ambos premiaram o projeto da execução de uma exposição a ser realizada no Museo de Arte do Ceará (Instituto Dragão do Mar) em Setembro de 2011. Esta exposição fará parte de uma exposição maior com os artistas Leticia Parente (Projeto OI FUTURO), André Parente, Cristiana Parente e o proprio Pedro Parente. Com esta premiação foi realizado a exposição: O Real no Virtual

Desenvolvimento de Ferramentas em Arte Digital:

Desde de 2008, trabalha no desenvolvimento continuo de uma ferramenta hoje chamada Corisco. 
Esta ferramenta tem como principal finalidade, dar possibilidade a artistas disgitais, VJ´s, e coreografos trabalharem com captura de imagem ao vivo e sua relação com o tempo (delays).

Dança e Tecnologia:

é componente do grupo de dança, Cia Indenpendente de Danca, no qual, em seu ultimo espetáculo Kairos, trabalha, não só como roteirista e cenografo, mas principalmente como artista digital do espetáculo, onde utiliza o Corisco para interlocução de imagem com os bailarinos, na captura de imagens em tempo real. Este espetáculo já foi apresentado no RJ, MG e no estado do CE.

Instalação Interativas Digitais:

2011 - Realizou uma exposição chamado O Real no Virtual, no MAC - Museo de Arte Contemporânea do Dragão do Mar em Fortaleza/Ceará, em parceria com Andre Parente no periodo de 08/09/2011 a 08/10/2011. 

2011 - Em co-autoria com André Parente e Cristiana Parente, criou a obra em 2010 chamada Mãos ao Alto. Obra que trabalha a imersão do interator sobre o desejo de brincar, e a violencia de um assalto. (veja no Youtube

2011 - Em co-autoria com André Parente, participou no MIS-SP em 2011, na exposição PERCEPTUM MUTANTIS, com a Obra "Trilhos Urbanos" no mes de abril e maio. Esta exposição juntou varios artistas brasileiros e alguns argentinos. A obra trabalha panoramicas gravadas de uma janela do trem, criando a possibilidade de que o interator, ao se movimentar lateralmente a projeção, a janela gravada, iria acompanhando. Um rastro seria deixado na projeção, criando assim uma continuidade da imagem panoramica geral. 

2013 - Participou como um dos artistas convidados da exposição Mariposa, concebida por Candela Iluminação, em parceria com a Galeria Contemporarte sob a curadoria de Wilson Neto. Cada artista interagia com o público, à sua maneira, pela luz e pelas luminárias de design internacional. 

Exposições:

2017 – Expôs juntamente com os artistas Luiz Hermano, Tete de Alencar, Tulio Paracampos, Wilson Neto e outros na comemoração de um ano da fundação da Galeria Contemporarte, criada por Aldonso Palácio Neto. O evento marcou os últimos dias de uma exposição coletiva.

bottom of page